sexta-feira, 7 de março de 2008

Retiro da Pascoa

Pedir perdão e perdoar

O MECM realiza o seu retiro da pascoa entre dos dias 7 e 9 de Março, este ano em Santa Cruz.
O tema que serve para reflectirmos será pedir perdão e perdoar.
Vamos aproveitar em tempo que antecede a Quaresma para preparamos o nosso coração para deixar entrar Jesus de novo e com mais ânimo nas nossas vidas.

A quem devemos pedir perdão
Como o fazer hoje em dia
O que é perdoar?

É de momentos como estes que devemos aproveitar para realizar uma pausa nas nossas vidas quotidianas e fazermos verdadeiramente uma busca interior.

Esperamos ser à volta de 15 para este retiro.

MECM

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi espectacular!
Muito vivido, em especial a vigília e momento de reconciliação de sábado à noite.

mecm disse...

Comentário Final ...

Entre os dias 7 e 9 de Março de 2008, o pessoal do M.E.C.+M. pegou nas malinhas e foi-se juntar na Pré-Escolar das Levadas (Santa Cruz) para uma retiro e assim ficarmos melhor preparados para a Páscoa. O tema escolhido foi "Pedir Perdão e Perdoar".

Agora perguntam-nos vocês: "E então o que ganharam com isso?" Pois muito bem nós respondemos. Primeiro começamos com uma pergunta: Algum de vocês sabe o que significa pedir perdão? E a palavra perdoar? Sabem também? Pois é! Pedir Perdão não é simplesmente uma forma de pedir desculpa para descartar as nossas culpas mas sim uma maneira sincera de mostrar o nosso arrependimento e reconhecer que errámos. O mesmo acontece com a palavra perdoar! Não basta só dizer "Está bem! Estás perdoado" e as coisas depois ficarem na mesma. Para se perdoar como deve ser, devemos fazê-lo de coração.

Entre reflexões e exercícios, entre eles a vigília, na qual estiveram presentes o nosso assistente diocesano e o pároco local que partilharam connosco esses momentos e onde nos preparámos para o Sacramento da Reconciliação ministrado pelos mesmos. E para quê? Para nos sentirmos melhor com nós mesmos e melhorar também o relacionamento com os outros. Não acreditam que resulta? Experimentem! Prometemos que não se vão arrepender.

Tivemos também os nossos momentos de descontracção com alguns jogos tradicionais divertidos. Claro que também não faltou a paparoca e muito gostosa por sinal pois não ficou um grãozinho no fundo da panela para contar a história. Ainda houve tempo para dar um saltinho à cidade para participação na Eucaristia.

Na hora de arrumar a "bagagem" para seguir rumo a casa, paira uma pequena nostalgia no ar por estar a acabar, mas ao mesmo tempo estamos confiantes que partimos com o espírito mais rico e com a certeza de que valeu bem a pena!


O Grupo Participante